Título do Post

A importância do projeto estrutural no planejamento global da edificação

Tempo de leitura: 5 minutos

Postagem #1

[tl-sb id=1 key=share] Compartilhe este post

Conteúdo em áudio


Nos dias de hoje, o sistema construtivo Light Steel Framing, ao lado de outros sistemas de construção a seco, tem se tornado uma das principais opções construtivas no território nacional. Como este está em fase de adaptação e consolidação, surge à necessidade de aprendizado por parte dos profissionais que desejam atuar nesta área.

Desta forma, como estamos em um processo de transição para estas novas tecnologias, visto que as construções em alvenaria são as mais antigas e utilizadas a nível mundial, existe uma certa escassez de conteúdos técnicos voltados para estes novos métodos construtivos que estão começando a serem utilizados em grande escala no Brasil. Portanto, existe a rápida necessidade de adaptação de todos os ramos que estão ligados com a construção civil, tais como a logística, equipamentos, mão de obra, transporte e as áreas ligadas ao estudo, visto que até nos cursos superiores de engenharia civil o Light Steel Framing é pouco ou quase que nem é estudado.

Conteúdo em vídeo

Se inscreva em nosso Canal

O sucesso de uma obra depende de diversos fatores que tem influência direta em todas as etapas que fazem parte do planejamento global da edificação. Dentre estes podemos citar como os mais importantes o cronograma de obras, a orçamentação da edificação, a especificação dos materiais utilizados e o detalhamento executivo. Claro que existem outros fatores que estão diretamente relacionados com as atividades gerais de processo construtivo, mas estes causam um impacto maior devido conterem os prazos, recursos financeiros e a forma que a edificação deverá ser executada. 


Você também pode gostar de:

[psc_print_post_slider_carousel]

O projeto estrutural trata-se de um conjunto de documentos físicos ou digitais, elaborados a partir de uma série de atividades relacionadas com a especificação e o comportamento da estrutura com relação às cargas que irão atuar nesta. Trata-se de um projeto complementar ao arquitetônico cujas atividades elementares compreendem a análise técnica, dimensionamento das cargas solicitantes e resistentes, detalhamento técnico e quantificação de materiais.

Nota: para compreender de forma detalhada sobre cada uma destas etapas dentro de um projeto estrutural em Light Steel Framing, clique aqui e acesse o nosso post exclusivo sobre este assunto.

Sistemas construtivos
Exemplos de Sistemas Construtivos

Independentemente do sistema construtivo o qual uma determinada edificação será construída, podendo estes ser concreto armado, metálico, madeira, ou outros, o projeto estrutural deve ser tratado como um item obrigatório dentro do planejamento global da construção.

Através do desenvolvimento deste são produzidos os diversos tipos de documentos que estão relacionados com a atividade construtiva. Dentre estes, podemos citar como os principais, os desenhos técnicos que servirão de referência para a execução da estrutura e a lista de materiais contendo as especificações técnicas dos materiais para a orçamentação da edificação.

Nota: para saber sobre os principais documentos produzidos no desenvolvimento de um Projeto Estrutural em Light Steel Framing, clique aqui e acesse o nosso post exclusivo sobre este assunto.

[widget id=”rpwe_widget-4″]


Com relação aos documentos, estes podem ser disponibilizados através de formatos físicos ou digitais, e no caso dos desenhos de detalhamento, estes podem serem desenvolvidos através da tecnologia BIM, podendo estes serem visualizados em qualquer programa que atue com este tipo de interoperabilidade.

Falando em tecnologia, nos dias de hoje existem diversos softwares capazes de assessorar o processo de desenvolvimento de projetos estruturais, de acordo com o sistema construtivo o qual este será executado. Estes são capazes de auxiliarem a etapa da modelagem, dimensionamento e detalhamento, customizando o tempo e tornando o processo mais rápido. Dentre os softwares mais utilizados para o desenvolvimento destes tipos de projetos podemos citar o Solidowks, Revit, Cypecad, Metálicas 3D, entre outros.

Projeto Estrutural Softwares
A Tecnologia no auxílio da criação de Projetos Estruturais

O Compreendendo o Light Steel framing possui um curso completo voltado para a criação de projetos estruturais em LSF, onde será utilizado o software Solidworks para realizar a modelagem, dimensionamento das cargas resistentes através do método de elementos finitos e detalhamento.

Nota: nós possuímos também uma versão gratuita deste curso em nosso site, para que você possa aprender todas as etapas elementares para criação de projetos estruturais em Light Steel Framing. Clique aqui para participar deste curso.


Lista de vídeos

[print_responsive_video_gallery_plus_lightbox]

Para a criação de um projeto estrutural devem ser utilizadas as normas específicas e relacionadas de acordo com o sistema construtivo a qual a edificação será executada. Também devem ser utilizados documentos de referência para a etapa de modelagem, tais como o projeto arquitetônico e os demais projetos complementares, como, por exemplo, o de fundação, hidrossanitário e elétrico para a compatibilização da estrutura.  

Como restrição geral de dimensionamento, independentemente do sistema construtivo que será utilizado para a etapa de dimensionamento, as cargas solicitantes (Sd) devem ser menores do que as cargas resistentes (Rd), ou seja, Rd ≥ Sd.


[tl-sb id=2 key=share]

Desta forma, se os resultados obtidos através do cálculo estrutural, atenderem a esta limitação, a estrutura estará apta a ser utilizada, caso contrário devem ser realizadas alterações na modelagem até que a restrição seja atendida. Devido o projeto estrutural apresentar informações técnicas sobre o comportamento da edificação e desta forma estar relacionado com a segurança dos envolvidos, este deve ser desenvolvido apenas por profissionais que estejam cadastrados nos conselhos responsáveis por orientar e fiscalizar o exercício das atividades profissionais relacionadas com a construção de edificações em cada região do Brasil, tais como o CREA e o CAU.

Light Steel Framing
Projeto Estrutural

São inúmeros os benefícios trazidos através da elaboração de um projeto estrutural. Entre estes podemos citar como os principais, a garantia da segurança da edificação, devido à correta análise estrutural de acordo com as particularidades da obra; orçamento fiel à execução, devido ao quantitativo gerado através da modelagem estrutural; dimensionamento ajustado devido à utilização correta dos componentes a serem utilizados para resistirem as cargas solicitantes; racionalização do uso de materiais devido ao correto dimensionamento estrutural; facilidade de controle e ajuste de cronogramas, devido ao fácil acompanhamento entre o que já foi executada e o que faltará de acordo com os documentos do projeto, entre diversos outros.

[smartslider3 slider=”12″]

No próximo post iremos abordar especificamente sobre o projeto estrutural em Light Steel Framing, apresentando as principais etapas que devem desenvolvidas, os tipos de documentos elaborados além da apresentação de um exemplo de um projeto estrutural completo neste sistema construtivo, o qual também estará disponível para download. Clique aqui para Acessar o próximo post!

[smartslider3 slider=15]


Deixe seu comentário

[widget id=”rpwe_widget-7″]

[rock-convert-pdf id=”7882″]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *