Os Projetos Estruturais de Light Steel Framing são compostos de documentos específicos, os quais são relacionados com as características destes tipos de estruturas. Acompanhe uma apresentação completa sobre os documentos essenciais que constituem um projeto estrutural neste sistema de construção.

Tempo de leitura: 5 minutos

Postagem #3

[tl-sb id=1 key=share] Compartilhe este post

Conteúdo em áudio


A garantia de uma execução eficiente está relacionada com um projeto estrutural inteligente. Com base nesta afirmação fica clara a importância de um estudo específico para cada tipo de edificação, visto que estas apresentam características importantes que as diferem entre si, devido a sua localização geográfica, dimensões, tipo de relevo a qual estará situada, além de outras propriedades.

Os projetos estruturais desenvolvidos para o Sistema Construtivo Light Steel Framing, são responsáveis por contribuírem com uma série de fatores que irão impactar no sucesso global da edificação, tais como o orçamento, ajuste do cronograma de obras, além de servirem como referência para a elaboração dos demais projetos complementares, tais como o elétrico, hidrossanitário e fundação.


Conteúdo em vídeo

Se inscreva em nosso Canal


Desta forma o projeto estrutural deve fornecer todas as informações para os responsáveis por cada etapa do processo construtivo global. Estas informações devem ser transmitidas pelo responsável técnico através dos diversos tipos de documentos que são elaborados durante o desenvolvimento do projeto estrutural, os quais podem ser criados através da utilização de softwares, tal com o Solidworks, utilizado em nosso curso de desenvolvimento de projetos estruturais.

Nota: Para saber mais sobre os nossos cursos gratuitos sobre o Sistema Construtivo Light Steel Framing, clique aqui.


[widget id=”rpwe_widget-4″]


A seguir nós iremos explicar quais são os documentos elementares que fazem parte de um projeto estrutural em Light Steel Framing.


Detalhamento de Painéis


Como o próprio nome já diz, este documento é responsável por fornecer as informações referentes à montagem dos painéis e é elaborado na etapa do Detalhamento Técnico do projeto estrutural. Nota: Para saber mais sobre esta etapa, de forma detalhada, clique aqui e acesse o nosso post específico sobre este assunto. Como um painel é composto por diversos tipos de componentes os quais apresentam características técnicas particulares com relação à edificação, tais como dimensões das barras estruturais, comprimento e valores de modulação, estas precisam estar especificadas em cada painel que fará parte da estrutura.


Detalhamento do Tipo Stick e Engenheirado em Light Steel Framing
Detalhamento do Tipo Stick e Engenheirado em Light Steel Framing

Para uma correta interpretação para a montagem dos painéis, os detalhamentos devem conter vistas, indicações do sentido das aberturas da seção, cotas e lista de corte com os dados elementares dos perfis (comprimento, espessura, seção e quantidade). Este tipo de detalhamento pode variar de acordo com o sistema de produção de barras, podendo ser do tipo stick ou engenheirado. Caso a produção das barras seja de acordo com o sistema engenheirado, o detalhamento é produzido pelo fornecedor que irá conformar os perfis, pois existem características técnicas diferentes entre a perfilagem deste sistema em comparação com os que utilizam perfiladeiras mais simples.  

No sistema de fabricação do tipo engenheirado as barras são identificadas por legendas e os furos para as conexões metálicas dos parafusos já são estampados durante a produção, servindo como gabarito para a execução.  No sistema de fabricação do tipo stick, geralmente os furos e cortes não são estampados durante a etapa de produção, desta forma o detalhamento deve conter as cotas indicando o espaçamento destas para a fixação dos montantes nas guias.

Nota: Para fazer o download de um exemplo de um detalhamento de painéis de um projeto estrutural de Light Steel Framing, clique aqui.


Lista de vídeos

[vpg_grid]

Detalhamento executivo


O detalhamento executivo é responsável por fornecer as informações referentes à montagem global da edificação, tendo em vista a utilização de todos os painéis que irão dar forma à estrutura. Aqui todos os subsistemas de paredes, lajes, decorativo, cobertura e escadas devem ser detalhados a fim de transmitir as informações características destes para o canteiro de obras.

Neste tipo de detalhamento é essencial o uso de vistas, cortes, indicação de locação dos painéis na fundação, cotas, detalhes construtivos, observações e outros elementos. Todas as informações as quais o responsável pelo projeto considerou durante a modelagem e o cálculo estrutural devem ser transmitidas para este documento, o qual pode ser em 2D ou 3D e ainda ser do tipo físico ou digital.


Detalhamento Executivo em Light Steel Framing
Detalhamento Executivo em Light Steel Framing

Hoje em dia existe a possibilidade de além de utilizar os detalhamentos físicos in loco para a execução da edificação, também podem ser utilizados arquivos digitais que podem ser visualizados e manipulados através de computadores, tablets e celulares, tornando o trabalho dos profissionais que atuam no canteiro de obras mais prático.

Nota: Para fazer o download de um exemplo de Detalhamento Executivo de um projeto estrutural em Light Steel Framing, clique aqui.


Lista de Materiais


Este documento, criado na etapa do Quantitativo de Materiais (Nota: clique aqui para saber mais em um post específico sobre esta etapa), trata-se de uma listagem organizada com todos os componentes utilizados durante a modelagem do projeto estrutural, tais como os montantes, guias, chapas de gusset, fitas, cantoneiras, os quais podem variar de acordo com as seções, espessuras, comprimento e tipo de material. Esta lista também deve fornecer os dados dos elementos de fixação tais como parafusos, chumbadores, ancoradores e barras roscadas por exemplo.


Quantitativo de Materiais em Light Steel Framing
Quantitativo de Materiais em Light Steel Framing

Desta forma este documento serve tanto para a orçamentação da edificação quanto para a determinação dos cortes das barras de acordo com a modelagem estrutural, a qual esta listagem deve ser enviada para as fábricas que irão elaborar a orçamentação da estrutura e a conformação dos perfis de acordo com as características exigidas no projeto. Existe uma ressalva caso o sistema de produção de barras seja do tipo engenheirado, onde a lista de corte não é utilizada para a produção das barras, sendo este trabalho realizado através de softwares específicos da própria máquina a qual utiliza-se dos detalhamentos em formatos cad (dwg ou dxf).

Nota: Para fazer o download de um exemplo de uma Lista de Materiais de um projeto estrutural de Light Steel Framing, clique aqui.


[widget id=”rpwe_widget-5″]


Visualizador 3D


Este tipo de arquivo trata-se de um documento eletrônico desenvolvido através da tecnologia BIM, o qual representa toda a modelagem estrutural. Em resumo é uma maquete da concepção estrutural e pode ser visualizada e manipulada através de diversos tipos de softwares que trabalham com este tipo de interoperabilidade.

Uma vantagem da utilização destes tipos de arquivos é que eles podem servir como referência para a execução da estrutura, onde é possível a obtenção de medidas, peso e outras propriedades da edificação. Por ser um documento eletrônico, estes podem ser visualizados em diversos dispositivos eletrônicos e portanto podem ser utilizados diretamente dentro do canteiro de obras.


Visualizador 3D em Light Steel Framing
Visualizador 3D em Light Steel Framing

Nota: Para fazer o download de um exemplo de um visualizador 3D de uma modelagem estrutural em Light Steel Framing, clique aqui.


[tl-sb id=2 key=share]


Os tipos de arquivos apresentados neste post tratam-se dos documentos elementares necessários para a execução, orçamentação e definição do cronograma de obras. Estes são produzidos através das etapas elementares da criação de um projeto estrutural (Nota: Para compreender de forma detalhada sobre cada uma destas etapas, clique aqui e acesse o nosso post exclusivo sobre este assunto). Para aprender a criar todos estes documentos de forma fácil, rápida e sem complicações, se inscreva em nosso curso gratuito de desenvolvimento de projetos estruturais. Você irá aprender a criar todos estes tipos de documentos além de aprender a fazer a análise técnica, modelagem e o dimensionamento da estrutura.


[smartslider3 slider=”12″]

No próximo post iremos abordar sobre as principais normas específicas e relacionadas com o Sistema Construtivo Light Steel Framing, que compreendem a ABNT NBR 14762, 6120, 6123, 15253 e 6355 além das Diretrizes Sinat de números 3 e 9. Clique aqui para Acessar o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *