Antes de iniciar um Projeto Estrutural de Light Steel Framing, o responsável técnico deve ter em mãos uma série de documentos que devem ser utilizados para o seu desenvolvimento. Saiba quais são estes arquivos, quais os dados elementares para a análise estrutural e como obter cada um deles.
[tl-sb id=1 key=share]
Nos últimos anos, devido à popularização do Light Steel Framing, temos visto o crescimento da utilização deste sistema construtivo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço com parceria com o Instituto de Metais não Ferrosos, entre os anos de 2015 e 2016, mesmo diante de um cenário econômico adverso, houve um aumento de 22 % na produção de perfis. Neste período a quantidade estimada de perfis produzidos foi de 46 mil toneladas. Nos dias de hoje não foram encontrados outros resultados de pesquisas nos anos mais recentes, porém temos visto o surgimento de novas indústrias, profissionais qualificados, cursos e treinamentos relacionados com este ramo da construção civil o que pode-se deduzir que houve um aumento nos valores do estudo anterior.
Isso se dá por conta dos inúmeros benefícios proporcionados pela utilização deste sistema construtivo. Entre estes podemos citar: tempo de obra curto, redução no peso total da edificação, fácil manutenção, agilidade construtiva, limpeza no canteiro de obras, obra sustentável, pouca ou nenhuma utilização de água, entre outros. Portanto, para garantir a eficiência da utilização deste sistema construtivo é necessário que exista o correto planejamento em todas as etapas construtivas.
Aqui em nosso blog já abordamos sobre a importância do desenvolvimento de um projeto estrutural no planejamento global de uma edificação em Light Steel Framing. Ele é responsável por fornecer todas as informações necessárias para a execução da estrutura, especificar as características dos materiais que devem ser utilizados e servir como base para a etapa de orçamentação. Nota: Para conhecer todas as etapas da criação de um projeto estrutural em LSF, além da apresentação dos documentos técnicos que o compõe e exemplos de arquivos para fazer o download, clique aqui e acesse a um conteúdo exclusivo sobre este assunto.
[widget id=”rpwe_widget-4″]
Para que o projeto estrutural possa ser desenvolvido, é necessária a utilização de documentos técnicos que sirvam de referência para o seu desenvolvimento além do planejamento de todas as atividades que serão executadas neste processo. A seguir vamos apresentar de forma detalhada quais os itens elementares que o responsável técnico precisa ter em mãos antes de iniciar o desenvolvimento de um projeto estrutural em Light Steel Framing.
Arquivo de referência
O arquivo de referência trata-se de um documento técnico que deve ser utilizado como referência para a concepção estrutural, a qual é a etapa responsável pelo desenho da estrutura. Este documento é responsável por fornecer todas as informações características da futura edificação, tais como dimensões, detalhes, observações, informações técnicas, tipos de materiais, tipos de equipamentos, entre outras. Nos dias de hoje, devido ao avanço tecnológico, esses documentos em sua maior parte são manipulados e visualizados em formato digital, mas também pode ocorrer a necessidade da utilização de arquivos físicos.
Lista de vídeos
[vpg_grid]
O principal exemplo de um arquivo de referência é o projeto arquitetônico. Este tipo de projeto representa o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final. Este conjunto de arquivos é composto pela implantação, plantas de cobertura, plantas baixas, cortes, elevações e outros tipos de desenhos técnicos. Estes desenhos podem ser utilizados como esboço para a etapa da modelagem estrutural, servindo como referência para delimitar o local de todos os subsistemas que irão compor a edificação, tais como as paredes, lajes de entrepiso, laje técnica, cobertura, escadas, decorativos, etc.
Além do projeto arquitetônico existem outros tipos de arquivos de referência que podem ser utilizados para o desenho técnico da edificação, tais como:
Anteprojeto: é um tipo de documento que tem por objetivo apresentar a organização dos cômodos antes do detalhamento final (que é o projeto arquitetônico);
Projeto de Viabilidade: é um tipo de documento que tem por objetivo apresentar somente as delimitações de áreas e perímetros de paredes. O ponto negativo deste tipo de projeto é que ele não apresenta as informações de forma organizada, apenas as cotas e outros tipos de dados complementares, apresentando um nível básico de detalhamento;
Esboço ou rascunho: é um tipo de documento não padronizado, mas que também pode ser utilizado como referência. Devido a sua não padronização, este documento pode estar sem escala e não apresentar dimensões e outras características relevantes.
[widget id=”rpwe_widget-5″]
Acervo técnico
O acervo técnico é composto por um conjunto de documentos que devem ser utilizados para as etapas relacionadas aos cálculos de dimensionamento e especificação de materiais. Estes arquivos devem servir como base para a consulta de dados técnicos de acordo com as características da edificação, tais como informações de materiais, cargas relacionadas com o tipo de utilização da estrutura, métodos de dimensionamento, propriedades geométricas da seção das barras estruturais, prescrições de cálculo, estudos de caso, análises laboratoriais, etc.
Entre estes tipos de documentos podemos citar:
Normas técnicas: são documentos padronizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, utilizados como referência para a análise comportamental da estrutura, fornecimento de métodos de execução de atividades, obtenção de parâmetros, etc. As principais normas específicas e relacionadas com o Sistema Construtivo Light Steel Framing são as ABNT´s NBR´s 14762, 6120, 6123, 15253, 6355, 8800, 7008, e 15578;
Datec´s: são documentos técnicos relacionados à descrição de um estudo de caso relacionado com a execução e avaliação de uma edificação. Ele descreve de forma detalhada todos os materiais utilizados e o processo construtivo para validação e registro do processo global perante uma corporação administradora. Existem diversos datec´s que podem ser utilizados como referência para o Sistema Construtivo Light Steel Framing, tais como os desenvolvidos pelas empresas Lousiana Pacific (LP) e Saint Gobain, os quais os estudos forma homologados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas, o IPT;
Catálogo de fornecedores: são documentos que sevem para a consulta de diversas características que serão utilizados no desenvolvimento do projeto estrutural de LSF, tais como pesos e dimensões de placas e materiais de revestimentos, prescrições de utilização destes, dados sobre apoios, propriedades físicas e mecânicas entre outros. Estes tipos de documentos geralmente são fornecidos pelos próprios fabricantes de materiais;
Diretrizes Sinat: são documentos criados pelo Sistema Nacional de Avaliação Técnica, que não são necessariamente normas, mas que podem ser utilizados como fonte de referências confiáveis de acordo com o tipo de informação que se deseja buscar. Estes tipos de documentos dão suporte à operacionalização de um conjunto de procedimentos reconhecidos por toda a cadeia produtiva da construção civil, com o objetivo de avaliar novos produtos utilizados nos processos de construção. O Sinat é proposto para suprir provisoriamente, lacunas da normalização técnica prescritiva, ou seja, para avaliar produtos não abrangidos por normas técnicas prescritivas. No Sistema Construtivo Light Steel Framing existem duas diretrizes específicas que devem ser utilizadas para consulta técnica, que são as de número 3, intitulada de Sistemas construtivos estruturados em perfis leves de aço zincado conformados a frio, com fechamentos em chapas delgadas e a de número 9, intitulada de Sistema de vedação vertical externa, sem função estrutural, multicamadas, formado por perfis leves de aço zincado e fechamentos em chapas delgadas com revestimento de argamassa (fachada leve em steel frame).
São diversos os tipos de documentos que devem ser utilizados como referência. O uso destes arquivos irá não somente garantir a padronização técnica dos componentes da estrutura, mas também oferecer segurança e eficiência construtiva. Portanto é essencial a utilização de documentos confiáveis e certificados pelos órgãos responsáveis pelo controle e a conformidade de dados técnicos.
[tl-sb id=2 key=share]
Nota: Para saber mais sobre as principais normas citadas neste post além das Diretrizes Sinat, nós preparamos um post completo sobre tudo o que você precisa saber sobre estes documentos, para atuar na área técnica do Sistema Construtivo Light Steel Framing. Clique aqui para acessar a este conteúdo.
[smartslider3 slider=15]
No próximo post iremos abordar especificamente sobre o projeto estrutural em Light Steel Framing, apresentando as principais etapas que devem desenvolvidas, os tipos de documentos elaborados além da apresentação de um exemplo de um projeto estrutural completo neste sistema construtivo, o qual também estará disponível para download. Clique aqui para Acessar o próximo post!