Curso Gratuito de Desenvolvimento de Projetos Estruturais em LSF


Devido ao layout, sua experiência pode ser melhor através de tablet ou computador

Aula 1: Desenvolvimento de Projetos Estruturais no Sistema Construtivo Light Steel Framing

 

Conceitos técnicos elementares para a criação de projetos estruturais em LSF.

Sinopse

O projeto estrutural em Light Steel Framing compreende o conjunto de atividades que visam a modelagem, o dimensionamento e o detalhamento de uma edificação. Para a criação de um projeto neste sistema de construção devem ser utilizados os conceitos de estruturas metálicas de aço leve conformados a frio, o qual este deve fornecer informações relacionadas a execução global da edificação, montagem dos painéis, além de servir como base para a orçamentação, de forma com que se tenha o melhor custo-benefício e aproveitamento de materiais durante a etapa construtiva.

 

As etapas elementares que devem se executadas para a elaboração de projetos estruturais em Light Steel Framing compreendem a análise técnica, dimensionamento das cargas solicitantes, modelagem estrutural, dimensionamento das cargas resistentes, detalhamento e quantitativo dos componentes utilizados no projeto, as quais as cargas solicitantes e resistentes devem ser calculadas com base nas normativas vigentes relacionadas com este sistema de construção. 

 

Na primeira aula serão abordados os conceitos técnicos para a criação de projetos em Light Steel Framing, através da apresentação das normas específicas e relacionadas, estudo dos elementos e propriedades geométricas das seções, estudo dos componentes utilizados no projeto estrutural, cálculo dos valores máximos relacionados a largura-espessura e outros conceitos fundamentais para o desenvolvimento de projetos estruturais neste sistema construtivo.

Tópicos da aula

    • – Introdução ao desenvolvimento de projetos estruturais em Light Steel Framing;

    • – Processo elementar de desenvolvimento;

    • – Apresentação das normas técnicas vigentes;

    • – Definição das etapas da criação do projeto estrutural;

    • – Componentes utilizados em Light Steel Framing;

    • – Sistema de produção de barras estruturais;

    • – Estudo dos elementos da seções das barras de LSF;

    • – Cálculo dos valores máximos da relação largura-espessura.

Duração

01:10:00 

Compartilhe esse Curso

facebook
whatsapp
twitter
linkedin

Aula 2: Dimensionamento das Cargas Solicitantes

 

Cálculo das cargas que irão atuar em uma edificação no Sistema Construtivo Light Steel Framing

Sinopse

Os esforços solicitantes compreendem a ação das cargas permanentes e variáveis que irão atuar de forma concomitante em uma edificação. No caso do Sistema Construtivo Light Steel Framing, as cargas atuantes estão diretamente relacionadas com a modulação da edificação, a qual deve ser definida através da área de influência que a barra ou conjunto de barras (tal como as treliças) deverá resistir.

 

Para a determinação destes esforços devem ser utilizadas as combinações últimas e de serviço, juntamente com os coeficientes de ponderação específicos para cada tipo de construção de acordo com a ABNT NBR 14762. Também devem ser consideradas as cargas verticais (sobrecargas) definidas através da ABNT NBR 6120 e as cargas horizontais provindas das forças devidas ao vento de acordo com a ABNT NBR 6123. Nesta etapa também devem ser definidos os deslocamentos atuantes dos componentes que irão atuar na edificação os quais deverão ser posteriormente comparados com os valores máximos permitidos para cada tipo de utilização.

 

Nesta aula serão abordados todos os conceitos técnicos relacionados ao dimensionamento das cargas solicitantes, onde serão estudados tópicos relacionados as premissas básicas de cálculo, definição de coeficientes de majoração, estudo das forças devidas ao vento, deslocamentos atuantes além do estudo dos esforços solicitantes de acordo com a ABNT NBR 14762.

 

Observação: Em nosso site existe um curso gratuito sobre o cálculo das forças devidas ao vento.

 

Tópicos da aula

      • – Estudo da área de influência e modulação do projeto estrutural;

      • – Premissas de cálculo das cargas permanentes e variáveis de acordo com a ABNT NBR 6120;

      • – Cálculo das forças devidas ao vento;

      • – Análise dos coeficientes de ponderação das ações;

      • – Estudo dos tipos de esforços solicitantes de acordo com a ABNT NBR 14762;

      • – Análise dos deslocamentos máximos permitidos;

      • – Estudo das combinações últimas;

      • – Estudo das combinações de serviço.

Duração

01:00:00

Blog

Últimas Postagens

Aula 3: Modelagem Estrutural 

 

Criação do desenho técnico da edificação a afim de dar forma e resistir aos esforços solicitantes que irão atuar na estrutura

Sinopse

A modelagem estrutural, também chamada de concepção estrutural, compreende o desenho técnico de uma edificação no Sistema Construtivo Light Steel Framing. Nesta etapa devem ser desenhados os diversos subsistemas da estrutura, tais como as paredes, lajes, cobertura, escadas, entre outros, afim de de dar forma e resistir aos esforços solicitantes das ações permanentes e variáveis. 

 

Para a criação do desenho técnico podem ser utilizados projetos de referência, tais como projetos arquitetônicos ou desenhos executivos que irão servir de base para a concepção da estrutura. Aqui devem ser utilizados os diversos componentes relacionados com o sistema construtivo Light Steel Framing, tais como os montantes, guias, fitas, chapas, cantoneiras, além de outros que irão atuar de forma conjunta e irão compor os painéis.

 

Na terceira aula será estudada de forma detalhada a modelagem dos painéis de acordo com o sistema de produção de barras, as funções de cada componente utilizado na modelagem, apresentação do fluxograma ideal para a criação dos subsistemas da edificação, além do estudo das principais etapas da concepção estrutural global no Sistema Construtivo Light Steel Framing.

Tópicos da aula

        • Processo elementar da criação de subsistemas;

        • Estudo das barras estruturais (simples e compostas);

        • Análise dos painéis produzidos no sistema de produção stick ou comercial;

        • – Análise dos painéis produzidos no sistema de produção engenheirado;

        • – Desenho técnico dos painéis de paredes;

        • – Desenho técnico dos painéis das vergas (treliças ou perfis com seção caixão);

        • – Desenho técnico dos painéis de laje (treliças ou perfis com seção caixão);

        • – Desenho técnico dos painéis de cobertura;

        • – Desenho técnico dos painéis de escada;

        • – Desenho técnico dos componentes complementares;

        • – Planejamento da modelagem estrutural;

        • – Principais etapas da modelagem estrutural no Sistema Construtivo Light Steel Framing.

Duração

01:00:00

Podcast

Últimos Episódios

Aula 4: Dimensionamento das Cargas Resistentes

 

Cálculo das cargas que deverão resistir aos esforços solicitantes de uma edificação no Sistema Construtivo Light Steel Framing

Sinopse

O dimensionamento das cargas resistentes compreende o cálculo estrutural dos componentes que tem por objetivo resistir aos esforços atuantes na edificação. A premissa básica para a aceitação do uso de determinado componente na modelagem estrutural é de que a carga resistente deve ser igual ou maior do que a carga solicitante, ou seja, Sd ≤ Rd.

 

Para a execução desta atividade devem ser utilizadas as prescrições de cálculo de acordo com a ABNT NBR 14762, que leva em conta ao comportamento de estruturas metálicas de aço leve conformados a frio, a qual compreende a utilização dos métodos da largura efetiva, seção efetiva e resistência direta. Nesta etapa também pode ser utilizado o método de elementos finitos através da utilização de softwares que contam com este recurso. 

 

Nesta aula serão estudados os métodos de dimensionamento propostos pela normativa vigente, estudo das propriedades mecânicas do aço, apresentação das definições de cálculo propostos pela ABNT NBR 14762 e apresentação das principais etapas para o dimensionamento através de elementos finitos. 

Tópicos da aula

    • – Premissa para aceitação dos resultados de dimensionamento das cargas resistentes;

    • – Métodos de dimensionamento das cargas resistentes através da ABNT NBR 14762;

    • – Método de dimensionamento atra´ves de elementos finitos;

    • – Análise das propriedades mecânicas do aço para cálculo de cargas resistentes;

    • – Dimensionamento dos esforços de compressão centrada;

    • – Dimensionamento dos esforços de flexão simples;

    • – Dimensionamento dos esforços de tração;

    • – Dimensionamento dos esforços de flexocompressão;

    • – Dimensionamento. dos esforços de flexotração;

    • – Dimensionamento dos esforços cortante e momento fletor combinados;

    • – Dimensionamento dos esforços das ligações.

Duração

01:10:00

Aula 5: Detalhamento e Quantitativo de Componentes do Projeto Estrutural

 

Desenhos técnicos referentes a montagem da edificação e organização da lista de componentes utilizados no projeto

Sinopse

O detalhamento técnico da edificação compreende os desenhos que serão utilizados para a montagem dos painéis e a execução global de uma edificação em Light Steel Framing. Nesta etapa devem ser utilizadas vistas, cortes, lista de materiais, detalhes, textos, cotas, entre outros elementos a fim de transmitir todas as informações elementares para serem utilizadas dentro do canteiro de obras.

 

O quantitativo compreende o resumo organizado de todos os componentes que foram utilizados na modelagem estrutural. Esta listagem deve apresentar todas as informações necessárias para a produção e orçamentação da edificação, tais como o comprimento das barras, espessura e tipo de material utilizado.

 

Na quinta será estudada de forma detalhada a elaboração dos detalhamento técnicos, os quais variam de acordo com o sistema de produção de barras, processo de organização do resumo de materiais, além da criação de arquivos eletrônicos para a utilização dentro do canteiro de obras. 

Tópicos da aula

      • – Processo para a elaboração do detalhamento de painéis (sistema de produção stick e engenheirado);

      • – Processo para a elaboração do detalhamento executivo

        • – Detalhamento de paredes;

        • – Detalhamento de lajes;

        • – Detalhamento de cobertura;

        • – Detalhamento de escadas;

        • – Detalhamento das ligações;

      • – Obtenção do quantitativo de materiais;

      • – Arquivos 3D para a visualização em dispositivos eletrônicos.

Duração

00:45:00

Aula 6: Curso Completo de Desenvolvimento de Projetos Estruturais de Light Steel Framing

 

Análise técnica, Dimensionamento das Cargas Solicitantes, Modelagem, Dimensionamento das Cargas Resistentes, Detalhamento, Quantitativo de Materiais e muito mais!

Sinopse

Conheça o nosso curso completo de Projetos Estruturais de Light Steel Framing. Este conteúdo tem como objetivo ensinar o processo detalhado de como criar projetos neste sistema construtivo.

 Assista ao vídeo da solução completa que vai te ensinar a criar projetos estruturais do zero!

Tópicos da aula

  • – Conteúdos das aulas;

  • – Objetivo do curso;

  • – Benefícios; 

  • – Bônus;

  • – Garantias;

  • – Como participar, e

  • – Formas de pagamento;

  •  

OBTENHA O SEU CUPOM DE DESCONTO!

 

Clique no botão abaixo “OBTER CUPOM DE DESCONTO", solicite o seu código e digite-o no ato da compra

WhatsApp chat
× Como podemos te ajudar?